quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Nossa senhora desatadora dos nos.

Sabe a Maria, é essa mesma, a mãe daquele Cidadão que nasceu no mes passado,pois é, ela faz parte de minha vida a muito tempo. Sempre gostei daquela imagem singela na capela da igreja e mesmo sem ser uma catolica muito devota fui me apegando a ela.
A algum tempo ganhei de uma amiga também chamada Maria uma cordinha e um santinho com a recomendação va a missa e faça a novena. O negocio ficou rolando na gaveta até minha amiga adoecer e eu me lembrar do gesto delicado que ela teve comigo.
Não deu outra catei o Gato e fui a missa.
Nossa senhora desatadora dos nos. Esse  é o titulo mais recente que descobri pra Maria ( cara são cerca de 2000 titulos) Em 1700,  o presbítero da capela de St. Peter Am Perlach, na cidade de Augsburg, encomendou ao pintor Johann Schmittdner um quadro de Nossa Senhora. Este para compor o painel foi buscar inspiração nas palavras de Santo Irineu, Bispo de Lyon, no Século III: “Eva atou o nó da desgraça para o gênero humano; Maria por sua obediência o desatou”.Maria é representada como a Imaculada Conceição e encontra-se entre o céu e a terra. O Espírito Santo derrama sua luzes sobre a Virgem. Em sua cabeça vemos 12 estrelas. Um dos anjos entrega-lhe uma faixa com nós grandes e pequenos, separados e juntos. Estes nós simbolizam o pecado original e nossos pecados cotidianos, que impedem de a graça frutificar em nossas vidas. Na parte inferior do quadro vemos que a faixa cai livremente e que um nó está desatado. Aqui nasceu  Maria Knotenlöserin (do alemão knot, “nó”, e löser, “desatar”)
Nossa Senhora Desatadora dos Nós é invocada como aquela que nos ajuda a tirar todos os males e aflições que nos escravizam e nos tornam infelizes e pessimistas, dando-nos a verdadeira liberdade que só seu Filho Nosso Senhor Jesus Cristo pode nos dar.
A pintura não demorou a se tornar objeto de culto dentro dos limites de Augsburg e depois se espalhando pelo mundo.
No Brasil faz pouco tempo que é venerada. Sua missa carismática atrai os fieis que vem a principio por curiosidade e a procura de consolo, mas posso dizer por experiência própria, o clima que se forma na igreja é tão forte que  vc não consegue deixar de ir ao próximo encontro. Minha cordinha já esta no fim, talvez minha promessa ainda esteja longe mas não importa. Achei alegria com Maria mais uma vez.
Parte desse texto saiu daqui: Minha prece. 

2 comentários:

  1. Querida, Eliane!

    Também tenho por Maria, um grande apreço, digamos, veneração.
    Ela é minha intercessora, e em todos os momementos que a ela me dirigi, nunca deixou de me atender.
    Lindo post. Bela homenagem.

    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  2. Adorei fico feliz em ver que homens e mulheres de Deus usam a internet como arma de evangelização aos homes, gostei da postagem, fique com Deus e paz e bem!

    ResponderExcluir

Ande!!!! falem algo!!!!!!!!!!!!!! to esperando.