Ultimas noticias!

30 dias escrevendo!

 Dez coisas que me deixam feliz! 1- Meu filho; 2-meu marido; 3- minha casa; 4- Fazer bonecas;   5- Fazer feira; 6-Rosas;  7-Mar; 8-Costurar;...

1ª Feira de artesãos !!!

1ª Feira de artesãos !!!
Guarda do cubatão Palhoça

Minha família

Minha família
Turma da pesada!!!!

Seguidores

Powered By Blogger

Essa aqui sou Eu!!!!!

Minha foto
Tenho 49 anos, pinto, bordo, costuro e ainda trabalho fora. Comecei cedo a brincar com artesanato,Meu primeiro trabalho nunca esqueci, um beija flor alaranjado(so tinha um vidro de laranja e um de preto) mas acho que ficou interesante pois minha mãe me encheu de tinta e pinceis, tinha 12 anos e pintava com uma furia. naquele tempo não havia variedade de revista, só riscos que comprávamos na papelaria. pintei com a cara e a coragem por 6 anos até que fui fazer curso na profissional ai endoideci fiz pintura, arte aplicada, flores, bordado a mão, corte costura tudo que aparecia eu encarava. Fui seguindo o artesanato por todos esses anos, uma aulinha aqui, uma revista ali, tudo que aparece-se na tv. Até que achei a net, ai pirei de vez, todo dia acho algo novo que com um pouquinho de paciência consigo aprender. Sou isso uma Artesã com muito orgulho!!!!!

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Anna!!

Esse não é bem um monstro mas sim algo que sobrou do passado. A 20 anos quando fiz arte Aplicada as bonecas da moda tinham corpo de pano e rosto de borracha ( chamadas feijãozinho). Fiz uma de cada cor, meninas e meninos  até Emília eu fiz com os feijõezinhos. No meu saco de monstros sobraram 3 kites mas os anos não foram generosos, as mãos de 2 perderam a cor. No fim sobram 3 cabeças e um par de mãos.
Os moldes a água levou a muito tempo, sobrou só a lembrança das formas.
Procurei mas não encontrei quem os tivesse, então mãos a obra, acho que depois de 2 horas,1 lápis e uma régua posso dizer que o molde é meu!!!
Devagarinho foi nascendo "Anna", Cabelo de lã, corpo de pano, cabeça de borracha, feita de modo tradicional.
Serviu pra perceber  como evoluiu  a arte de bonecas nesses anos. Comecei com as cabeças de plastico, de borracha e porcelana.
Os cabelos eram comprados em rolos chamados de canecalom, e eram sempre cacheados.
Havia muita lã também ( essas de trico). As roupas eram os tradicionais vestidos com avental.  Tudo bem embainhado e guarnecido com rendas. .Hoje tenho visto  moldes e mais molde totalmente de pano,  com roupas mais elaboradas, bichinhos,
 bainhas rasgadas  e babados dão o tom mais artesanal  as bonecas
Casacos forrados, bichinhos no braço, bolsas e sapatos tudo que vc possa imaginar !!!
Mas minha Anna tem seu charme!!
Em tempo as cabeças de plastico, borracha e cerâmica ainda estão no comercio, mas quando procuro por elas na net são difíceis de encontrar e as bonecas prontas quase não vejo.
Anna virou Catarina e foi embora pra Bélgica!!!!!!!

3 comentários:

chica disse...

Que amor e que bom resgataste do passado.Lembro bem delas! Adorei! bjs,chica

Alessandra disse...

Olá!
Que lindinha!!!! Adorei...
E Parabéns pelo lindo presente q. vc enviou a Silvana, adorei tdo principalmente o Bulbo!!! Ideia linda!!!!
Um super bjo!

Alê- Bordados e Crochê
Fã Page

Nani disse...

Nossa já tive uma boneca de corpo de pano e cabeça assim, pelada horrível, mas vestida vira uma princesa!
Linda essa sua!
Beijos