Ultimas noticias!

30 dias escrevendo!

 Dez coisas que me deixam feliz! 1- Meu filho; 2-meu marido; 3- minha casa; 4- Fazer bonecas;   5- Fazer feira; 6-Rosas;  7-Mar; 8-Costurar;...

1ª Feira de artesãos !!!

1ª Feira de artesãos !!!
Guarda do cubatão Palhoça

Minha família

Minha família
Turma da pesada!!!!

Seguidores

Powered By Blogger

Essa aqui sou Eu!!!!!

Minha foto
Tenho 49 anos, pinto, bordo, costuro e ainda trabalho fora. Comecei cedo a brincar com artesanato,Meu primeiro trabalho nunca esqueci, um beija flor alaranjado(so tinha um vidro de laranja e um de preto) mas acho que ficou interesante pois minha mãe me encheu de tinta e pinceis, tinha 12 anos e pintava com uma furia. naquele tempo não havia variedade de revista, só riscos que comprávamos na papelaria. pintei com a cara e a coragem por 6 anos até que fui fazer curso na profissional ai endoideci fiz pintura, arte aplicada, flores, bordado a mão, corte costura tudo que aparecia eu encarava. Fui seguindo o artesanato por todos esses anos, uma aulinha aqui, uma revista ali, tudo que aparece-se na tv. Até que achei a net, ai pirei de vez, todo dia acho algo novo que com um pouquinho de paciência consigo aprender. Sou isso uma Artesã com muito orgulho!!!!!

domingo, 6 de agosto de 2017

Bundt Cake ( Bolo amanteigado de laranja)

A primeira vez que ouvi  falar em Bundt Cake foi na minha fazenda feliz (rsrsrsrsrs meu joguinho do Face) Depois vi no a cozinha coletiva , ai apaixonei mas não fiz, fiquei cozinhando a ideia em fogo baixo até que hoje não teve jeito sou obrigada a fazer um e quem me pôs água na boca foi o menino Richie com um bolo muito lindo de ver. veja o dele aqui.
Fiz uma pesquisa básica e descobri que esse nome vem da forma linda que se usa pra fazer o bolo(Linda e caríssima!)
Na falta da forma usei minha forma de pudim, simplinha,  velhinha mas muito honesta  herdada da cozinha da minha mãe. Mas isso não quer dizer que desisti da forma linda.
Pesquise Aqui e conheça um pouco dessa historia .
Aqui segue a receita copiada literalmente do blog:

Bolo {Bundt} Clássico de Laranja
[receita adaptada daqui e daqui, rende um bolo de 25cm de diâmetro e 8cm de altura]


Ingredientes para o bolo:
200g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente;
1 e 3/4 xícaras de açúcar;
Raspas da casca de 2 laranjas;
4 ovos;
1 colher de chá de sal;
2 colheres de chá de fermento em pó;
3 xícaras de farinha de trigo;
1/2 colher de chá de extrato de baunilha;
3/4 de xícara de leite;
1/4 de xícara de suco de laranja.


Ingredientes para a calda:
1/2 xícara de suco de laranja;
1/2 xícara de açúcar.


Ingredientes para o glacé:
1 xícara de açúcar impalpável ou de confeiteiro;
3 ou 4 colheres de sopa de suco de laranja.


Prepare o bolo:
Unte uma fôrma de buraco no meio de 24cm de diâmetro por 8cm de altura [capacidade para 10 xícaras] com manteiga. Polvilhe farinha, bata para espalhar bem e descarte o excesso. Reserve.
Preaqueça o forno a 170 graus.
Na batedeira [se a sua for planetária use o garfo tipo raquete] em velocidade médio-alta bata a manteiga , o açúcar e as raspas de laranja por uns 4 minutos, até formar um creme claro, fofo e leve.
Junte os ovos, um a um, batendo após cada adição.
Em uma tigelinha misture a farinha com o sal e o fermento. Reserve.
Em outra tigelinha misture o leite com a baunilha e o suco de laranja. Reserve.
Com a batedeira em velocidade média junte a mistura de farinha em três adições, alternadas com o leite em duas partes.
Passe a massa para a fôrma preparada e nivele a superfície com uma espátula.
Asse por 55 a 60 minutos, ou até que enfiando um palito de madeira no centro do bolo, ele saia limpo.
Retire do forno e deixe esfriar dentro da fôrma por 15 minutos.


Enquanto o bolo assa, prepare a calda:
Em uma panelinha junte o suco e o açúcar e leve ao fogo, mexendo de vez em quando até o açúcar se dissolver completamente. Quando começar a ferver abaixe o fogo [para a calda não esparramar] e cozinhe sem mexer por 3 minutos. Apague o fogo e reserve.


Enquanto o bolo assa prepare também o glacé:
Em uma tigelinha coloque o açúcar e vá juntando o suco de laranja, às colheradas, misturando bem com um fouet, até conseguir um creme espesso e brilhante. Reserve.


Montagem:
Desenforme o bolo sobre uma gradinha.
Pincele todo o bolo, ainda quente, com a calda de laranja. Pincele várias vezes, para o bolo absorver bem a calda. Reserve por uns 10 minutinhos.
Espalhe o glacé sobre o bolo, deixando escorrer naturalmente. Deixe descansar para que o glacé seque.
Transfira o bolo com cuidado para o prato de servir



Gostou? Faça e depois venha nos contar!!!!    Acabei de cortar o bolo e fiquei encantada!!!! Delicia!
Hum!! Richie vc ta de parabéns



4 comentários:

Richie disse...

Ficou perfeito, Eliane! Mto obrigado pela confiança em testar! bjo!

Michelle disse...

Elaine,
Que bolo lindão.Eu também não tenho as formas chiques,aqui custam uma fortuna as tais nordic ware.Vou procurar e ver se encontro chinesas ware...kkk...
Mas tenho laranjas :) e vou fazer hoje mesmo sua receita.
Quanto ao espelho faça aí e depois mostra,com certeza vai ficar show,eu fiquei in love com o meu.Besitos e tenha uma semana abençoada

Betty Gaeta disse...

Oi Eliane,
Este bolo deve ficar divo!!! ainda bem que não cozinho, pois senão faria um e comerei todinho!
Bjs

Poções de Arte disse...

Ahhh é claro que gostei!!!
Deu água na boca e a viciada em café aqui, adoraria combinar os dois. Mas até fazer... não quer enviar um pra mim? ;-)
rsrs

Sexta tem Projeto! Ou seja, mais um mês voando...

Abraços esmagadores e feliz final de semana.