Ultimas noticias!

30 dias escrevendo!

 Dez coisas que me deixam feliz! 1- Meu filho; 2-meu marido; 3- minha casa; 4- Fazer bonecas;   5- Fazer feira; 6-Rosas;  7-Mar; 8-Costurar;...

1ª Feira de artesãos !!!

1ª Feira de artesãos !!!
Guarda do cubatão Palhoça

Minha família

Minha família
Turma da pesada!!!!

Seguidores

Powered By Blogger

Essa aqui sou Eu!!!!!

Minha foto
Tenho 49 anos, pinto, bordo, costuro e ainda trabalho fora. Comecei cedo a brincar com artesanato,Meu primeiro trabalho nunca esqueci, um beija flor alaranjado(so tinha um vidro de laranja e um de preto) mas acho que ficou interesante pois minha mãe me encheu de tinta e pinceis, tinha 12 anos e pintava com uma furia. naquele tempo não havia variedade de revista, só riscos que comprávamos na papelaria. pintei com a cara e a coragem por 6 anos até que fui fazer curso na profissional ai endoideci fiz pintura, arte aplicada, flores, bordado a mão, corte costura tudo que aparecia eu encarava. Fui seguindo o artesanato por todos esses anos, uma aulinha aqui, uma revista ali, tudo que aparece-se na tv. Até que achei a net, ai pirei de vez, todo dia acho algo novo que com um pouquinho de paciência consigo aprender. Sou isso uma Artesã com muito orgulho!!!!!

terça-feira, 13 de julho de 2010

Já que esta frio vamos falar Geladeira!!! (Editado)


Meu refrigerador, é queridas Geladeira é coisa de antigamente. Ainda me lembro do professor no CEFT( EU fiz escola técnica, RAC( REFRIGERAÇÃO E AR CONDICIONADO). Dizendo que geladeira é um armário de madeira cheio de seragem onde colocavam gelo para preservar os alimentos. Já o refrigerador é um equipamento que retira o calor dos alimentos. Bem básico né. Então vamos respeita-lo e chamar pelo nome correto "Refrigerador"
Dizem as mas línguas que os egípcios já tinham um tipo de geladeira bem primitiva (cavavam um buraco no chão bem fundo para resfriarem as bebidas ( pés de cana). Os chineses usavam o gelo das montanhas (Gente inteligente essa) e faziam uma espécie de sorvete de arroz doce (Fãs do arroz desde cedo). Depois com o passar do tempo e com as novas tecnologias o danado do homem começou com as "geladeiras" importando gelo dos paises mais frios ( onde nevava né galera). O gelo chegava ate a ilha de santa catarina nos porôes de navios de Carl Hoepck. Depois vieram os frigidaire importados . Vinham de navio, um luxo.
Em seguida veio a Consul primeira geladeira brasileira ( o nome foi uma homenagem ao Consul honorário do Brasil Carlos Renaux, homem de visão e a frente de seu tempo a judou a financiar esse sonho.
Depois vieram a Brastemp, bosch, eletrolux e nos cada vez mais encantados pelos poderes de conservação desse eletrodoméstico.
Os primeiro eram arredondados, lindos pro meu gosto é claro.
Na decada de 60 ficaram retangulares e branquinhos respeitáveis.
Anos 70 muita cor, paz e amor azul, vermelho, amarelo e verde.
Anos 80 La vem a duplex lindas uteis e Praticas ( quem ainda tem não se desfaz)
Anos 90 tecnologia Frost free ( não precisa descongelar nunca)
Anos 00 beleza e praticidade e ecologicamente corretas

   Tá agora vamos falar algo util sobre  eles : se vc quer que seu refrigerador viva uma vida gloriosa e longa, jamais seque roupa na grade de traz!!!!! Vc gasta luz em dobro e faz com que o compressor também se desgaste por trabalho excessivo e a escravidão graças a Deus foi abolida . Verifique sempre as borrachas de vedação.  Não o coloque no sol, nem ao lado de fogões, fornos ou churrasqueiras.Proteja sua pintura evitando  o famoso bombril.
 E por fim não ganhei nadinha da consul pra fazer esse post. mas se vc quiser saber curiosidades sobre essa marca va  aqui.  Eu vivo de refrigeradores quase a minha vida inteira hihihihi . Se alguem conseguiu chegar até aqui obrigado pela paciência .
Meninas não resisti e vim  acrescentar aqui parte do coment da minha amiga portuquesa a Manú:  Essa história através dos tempos está muito boa.
Mas cá por Portugal, tem outro nome, chama-se frigorífico. Inicialmente era o frigorífico, onde havia um sítio pequeno que fazia gelo, depois vieram as arcas frigoríficas e depois surgiu o combinado, que é o que eu tenho, metade frigorífico para as coisas estarem frescas, metade congelador, que pode ter gavetas e faz o gelo.
No fundo vai tudo dar ao mesmo!...

Pensei e fiz a comparação:
Aqui dizemos  refrigerador lá é frigorifico
aqui dizemos Freezer  la Arca frigorifica
aqui dizemos refrigerador biplex la  é Combinado
 Aprendi mais um pouquinho e espero que tenham  gostado. Pra conhecer essa Portuguesa clik  aqui.

7 comentários:

Ro disse...

Eliane , adorei o post.
Vou te contar que minha bisavó tinha um refrigerador daqueles com alça grande que travava por fora , eu criança tinha que me pendurar pra abrir , eu sempre achei lindo.
Também sou fã das redondinhas.
kkkkkk
Mil beijos

Silvia disse...

Adorei o post, muito instrutivo! Mas vou te confessar! De vez em quando eu secava algumas pecinhas atrás dageladeira, aí maridon comprou uma secadora e meus problemas com uniformes molhados acabaram!!
Bjs

Bordados e Retalhos disse...

Eliane, que legal ser formada nesse curso técnico de refrigeradores. Deve ser uma grande economia na sua casa.Adorei as informações. Vc trabalha com isso? Bjs amiga

Marília Alves disse...

Eu tinha tanta vontade de ter uma geladeira daquelas antigonas mesmo. Coisa minha! Sei lá o porque!

Manuela Freitas disse...

Eliane, gostei bastante do post, porque escreve com conhecimento, é de facto uma profissional de refrigeradores! Essa história através dos tempos está muito boa.
Mas cá por Portugal, tem outro nome, chama-se frigorífico. Inicialmente era o frigorífico, onde havia um sítio pequeno que fazia gelo, depois vieram as arcas frigoríficas e depois surgiu o combinado, que é o que eu tenho, metade frigorífico para as coisas estarem frescas, metade congelador, que pode ter gavetas e faz o gelo.
No fundo vai tudo dar ao mesmo!...
Beijinhos,
Manú

Manuela Freitas disse...

Oláquerida Eliane,
Obrigada pela tua referência ao meu blogue.
Agora também compreendi melhor as equivalências. Por cá é Verão e umas «bejecas» muito fresquinhas sabem muito bem!...
Sabes o que é «bejecas»?
bjs,
Manú

Retro&Cia disse...

Olá Eliane, gostei do post dos refrigeradores,
legal conhecer pessoas que tem a mesma loucura que a gente,
sou louco por geladeiras antigas, da uma olhadinha no meu Blog...
http://retroecia.blogspot.com
Bjo!